segunda-feira, setembro 24

Reflexão


Creio que tudo em nossas vidas é "feito" para termos algum aprendizado; caso não o fosse, não precisaríamos passar por alguns dessabores na vida, ou mesmo pelos momentos de felicidade, já que apenas o contraste é que nos permite ver o lado positivo de cada passagem de nossas vidas, e assim valorizá-las. O filme À Procura da Felicidade nos suscita reflexão quanto à nossa posição frente à vida, às oportunidades que temos e o que fazemos delas. Assim como no filme A Vida é Bela, a demonstração de afeto, carinho, preocupação e atenção aos próximos (no caso dos dois filmes, o filho) é marcante. Sendo que todo o contexto restante é de dificuldades e problemas a serem resolvidos, os quais poderiam ser considerados, por outra pessoa que os vivesse, motivos suficientes para desânimo, indignação e conseqüentemente o início de uma vida desregrada e sem esperança. No entanto o que os protagonistas dos filmes fazem é ir em busca do pequeno grande ponto que os impulsiona a viver, e ainda procurar beleza nesta forma de viver: o filho.Às vezes, apenas ao vermos realidades como a apresentada no filme é que enxergamos o quão valioza é a nossa, e quantos motivos temos para comemorar e andarmos sempre com sorrisos no rosto. A função que exerço (estagiária na área da educação) me permite fazer este tipo de avaliação todos os dias, a cada instante que uma criança comenta algo de sua vida. O que muitas vezes para um adulto é banal, para uma criança é de extrema importância. O contato com o ser humano - e principalmente com a criança - é um trabalho de auto-avaliação, de reformas íntimas, de revisão de valores contínuas. Reflexões transitam por nossas mentes diariamente, mesmo que camufladas entre preocupações com os N fatores que nos ocupam e afastam da essência do ser humano. A oportunidade de trabalhar em um ambiente recheado de aprendizado - e é um aprendizado suave e agradável, muito mais agradável que o aprendizado dado pela vida em algumas situações, como as dos filmes citados - é de suma importância à formação do indivíduo, e isso independe de idade, visto que estamos eternamente em busca do aperfeiçoamento.

segunda-feira, agosto 27

Brasil em crise.


Quando um indivíduo está em crise, procura um profissional, e geralmente a solução para seus problemas está na base, já que em algum ponto a crise foi germinada e então, com o cultivo de algumas atitudes, se proliferou.
Posto que o indivíduo em crise é o país, a base a que nos referimos é a história, e o profissional a quem o Brasil pede auxílio é o professor.
Alguém se lembra da frase original da bandeira?Para refrescar a memória: Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim.
O que encontramos hoje na bandeira é só uma abreviação, e o que vivenciamos, então, pode ser encarado como conseqüência às atitudes de negação a princípios tão essenciais como o dito na proclamação da República.
Se, no posto de profissionais da educação, nos posicionarmos seguramente em defesa de um objetivo em comum e utilizarmos estratégias que deixem claros estes objetivos, estaremos plantando importantes sementes na mente, no coração e na alma de cada cidadão que constituirá a totalidade do país. Com atitudes exemplares e fé na argumentação que sustentamos é que estaremos cultivando estas sementes.
Sim, o diagnóstico é a longo prazo, mas também o caos e a banalização não eclodiram de um instante a outro, muito menos sem defensores.
Logo, a solução está em fragmentos, e cada um é possuidor de uma porcentagem. Sendo nós os responsáveis por esta conscientização.