segunda-feira, agosto 27

Brasil em crise.


Quando um indivíduo está em crise, procura um profissional, e geralmente a solução para seus problemas está na base, já que em algum ponto a crise foi germinada e então, com o cultivo de algumas atitudes, se proliferou.
Posto que o indivíduo em crise é o país, a base a que nos referimos é a história, e o profissional a quem o Brasil pede auxílio é o professor.
Alguém se lembra da frase original da bandeira?Para refrescar a memória: Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim.
O que encontramos hoje na bandeira é só uma abreviação, e o que vivenciamos, então, pode ser encarado como conseqüência às atitudes de negação a princípios tão essenciais como o dito na proclamação da República.
Se, no posto de profissionais da educação, nos posicionarmos seguramente em defesa de um objetivo em comum e utilizarmos estratégias que deixem claros estes objetivos, estaremos plantando importantes sementes na mente, no coração e na alma de cada cidadão que constituirá a totalidade do país. Com atitudes exemplares e fé na argumentação que sustentamos é que estaremos cultivando estas sementes.
Sim, o diagnóstico é a longo prazo, mas também o caos e a banalização não eclodiram de um instante a outro, muito menos sem defensores.
Logo, a solução está em fragmentos, e cada um é possuidor de uma porcentagem. Sendo nós os responsáveis por esta conscientização.